2012: A Revelação

Actividade:                               A formação do Universo: Teoria do Big Bang

Picture
Picture
Bangy
No decorrer da nossa primeira apresentação explorámos vários aspectos sobre o Universo.

Primeiramente, expusemos uma breve história deste, fazendo referência aos vários modelos e teorias que foram surgindo ao longo do tempo:

- Modelo Geocêntrico;
- Modelo Heliocêntrico;
- Teoria de Galileu Galilei;
- Lei da Gravitação Universal;
- Teoria da Relatividade.

Posteriormente, explicámos a formação do Universo baseada na teoria do Big Bang:

-  Suposições em que esta teoria se apoia;
- Provas em que esta se baseia.

 Explorámos ainda qual o destino do Universo fundamentado por diferentes teorias:

- Teoria da Indefinida Expansão e Arrefecimento do Universo;
- Teoria do Big Crunch;
- Teoria do Estado Estacionário.


Para que a apresentação captasse o interesse e atenção dos alunos e para que estes percebessem a matéria da melhor forma, adoptámos várias estratégias (todas idealizadas e concebidas pelos mesmos), nomeadamente a utilização de meios audiovisuais (o filme) e outros materiais (como cartolinas). Para além disso, contámos com a ajuda do pequeno Bangy (boneco interactivo) com o qual pudemos interagir e, desta forma, cativar os alunos.

Actividade:                                    Da Formação do Sistema Solar à Formação da Terra



Picture
Sammy
A segunda experiência do grupo “2012: A Revelação” teve como título “Da Formação do Sistema Solar à Formação da Terra” tendo sido realizada na Biblioteca e destinada aos alunos do 10º ano.

Esta apresentação consistiu numa interacção entre o grupo e um “amiguinho” virtual criado por este, o Sammy, transmitindo assim toda a informação tratada. Foram utilizadas várias técnicas, audiovisuais e não só com o objectivo de captar a atenção e o interesse dos alunos.


No decorrer da apresentação foram transmitidas várias teorias utópicas sobre a formação do Sistema Solar e sobre a Teoria Nebular Reformulada, actualmente a mais aceite pela maioria da comunidade científica. Para atribuir credibilidade a esta foram ainda expostas várias provas científicas. Realizou-se ainda uma pequena viagem virtual pelo Sistema Solar, oferecendo uma outra perspectiva do mesmo. Com o Universo formado, passou-se, então, à formação do Planeta Terra.


Terminada a apresentação foi lançada a hipótese de que podemos ter um fim mais próximo do que aquele que imaginamos. À semelhança da primeira palestra foi ainda realizado um pequeno questionário (com as mesmas perguntas do primeiro), com os mesmos objectivos.




Actividade:                    Aquecimento Global: Consequências e Soluções

Picture
Cartaz de divulgação da palestra
Quarta-feira, dia 21 de Abril de 2010, realizou-se, no CEF, um fórum organizado por vários grupos de área de projecto e as respectivas coordenadoras, denominado “I Fórum: Projectos com Futuro”. No âmbito deste evento, o grupo "2012: A Revelação", com a coordenação da Mestre Margarida Castelão, organizou uma palestra sobre aquecimento global42. Para a concretização desta, convidou-se o Prof. Doutor Rui Silva do Departamento de Física da Universidade de Coimbra que fez uma breve apresentação, a qual intitulou "Aquecimento global: consequências e soluções".

A palestra foi assistida por vários alunos do secundário e alguns professores e teve lugar na biblioteca, por voltas das 14:30 horas.
A palestra iniciou-se com a apresentação do grupo de área de projecto e do especialista presente. Após uma breve introdução que permitiu a ligação da temática com o projecto, o Prof. Doutor iniciou a sua apresentação. Começou então por explicar, brevemente, o efeito de estufa, dirigindo alguma atenção para a importância da atmosfera, e depois o aquecimento global. Após ter sido explicado o fenómeno, passou-se para a parte mais importante, apontar as consequências, os culpados e algumas soluções possíveis.

Após a apresentação, o Prof. Doutor deu oportunidade à audiência de participar, tendo sido sentido, com esta interacção, um ambiente de aprendizagem.
Segundo o Prof. Doutor Rui Silva, não há dúvida de que o planeta está a sofrer e o próprio mostrou-se um pouco revoltado com a situação, manifestando uma atitude de alerta. Está na hora de agir!






Actividade:                                            Filmagens

Picture
Ao longo do ano, tem-se vindo a realizar serões de filmagens para a realização do documentário "2012:A Revelação", produto final no âmbito da área curricular de projecto. Para além do relatório, este vídeo é o único suporte que possui a resposta à grande questão de 2012.

Este filme constitui uma representação do nosso projecto e, assim sendo, todo grupo de trabalho participou activamente na sua construção, estando a maior parte da teoria incluída. Para a apresentação da teoria, foram filmadas cenas com os vários elementos do grupo, sendo que cada um irá falar da matéria que explorara.

Para tornar o documentário um filme científico, pediu-se a alguns profissionais e especialistas para responderem a algumas perguntas. Os convites foram aceites e, como tal, no filme irão falar o Doutor Máximo Ferreira, a Professora Marta Flores e a Doutora Cristina Pereira. Desta forma, irão ser apresentadas provas astronómicas, geológicas e biológicas tal como se irá tratar um tema mais abstracto, a numerologia. Com o objectivo de tornar o
documentário pouco cansativo, algumas gravações irão ser cortadas para que possam aparecer algumas imagens
ilustrativas do tema que se irá tratar.

Assim, desde o início do segundo período, o grupo "2012:A Revelação" tem vindo a preparar o seu documentário
.

São gravadas cenas em fundo azul e/ou verde e, posteriormente, essas cenas são tratadas a fim de tornar o documentário mais apelativo.

Começou-se pela transformação da sala, uma vez que as filmagens exigiam um ambiente especial. Inicialmente, pintou-se papel de cenário azul e verde que, mais tarde, se utilizou para revestir as paredes. Já foram gravadas várias cenas, umas quantas de cada tema, mas as filmagens ainda não estão concluídas.

Concluímos que as filmagens
estão um pouco atrasadas, pois não se esperava que fosse tão difícil falar perante uma câmara, mesmo com a matéria bem sabida. Contudo, as nossas perspectivas são positivas.


 Actividade:                                                              Texto para o Inforcef

Picture
Durante o 2º período foi proposto ao nosso grupo elaborar um texto sobre "O Tempo" para a próxima edição do InforCEF. Assim, decidimos enunciar o tempo como algo relativo e, claro, relacioná-lo com algo fundamental do nosso projecto – o ano 2012, tendo sido este o resultado final:

--------------------------------------------------------------------------------------------

O TEMPO

O tempo é relativo.

É relativo, dependendo de situação para situação. É relativo, dependendo se estás, ou não, a pensar nele. É relativo, se queres, ou não, que ele passe depressa. É relativo, dependendo de pessoa para pessoa.

No fundo, o nosso conhecido mecanismo medidor do tempo, o relógio, serve apenas para uniformizar o nosso próprio tempo com o das outras pessoas, para o tornar o mesmo para todos. O que acontece é que mesmo com todos os relógios correctamente sincronizados uns com os outros, o tempo nunca passa da mesma forma para todos. Numa mesma situação, há sempre quem ache que o tempo está a passar muito depressa, enquanto para outros o tempo parece não acabar, mas, no relógio, as horas passam sempre da mesma forma para um caso e para o outro.

O tempo somos nós quem o fazemos. Somos nós quem torna as horas em pequenos minutos, ou os minutos em longas horas.

Em quanto tempo se tornaria um segundo se estivesses a lutar por uma vida?

Em quanto tempo se tornaria um minuto se estivesses à espera de uma ambulância?

Em quanto tempo se tornaria uma hora se estivesses à espera daquele momento tão especial?

Em quanto tempo se tornaria um dia se estivesses com uma doença terminal?

Em quanto tempo se tornaria um mês para uma mãe com um filho prematuro?

Em quanto tempo se tornaria um ano se fosse esse o tempo que tivesses de esperar só para repetir um exame?

E em quanto tempo se tornariam dois anos se soubesses que eram os últimos anos do Planeta?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assim, na edição nº 59 do Jornal do CEF, na pág. 8, foi então colocado o nosso texto.



Actividade:                                                           Noite Astronómica

Picture
Cartaz de divulgação da Noite Astronómica
Tendo o povo Maia habilidades incríveis no que diz respeito à astronomia, decidimos proporcionar à comunidade uma noite dedicada a esta ciência.
Por motivos diferentes, e por um tema diferente, também um outro grupo de área de projecto, denominado “Universo”, do 12º B, prenunciou o seu desejo de realizar uma noite astronómica. Assim, juntando “o útil ao agradável”, dispusemo-nos a organizar esta actividade em conjunto.

Na execução desta actividade pretendemos esclarecer eventuais dúvidas sobre fenómenos astronómicos, visualizar estrelas, constelações, galáxias, planetas e outros fenómenos celestes. Haverá ainda a distribuição de uma carta celeste e panfletos elucidativos a esta temática. Pretendemos ainda alertar a comunidade para alguns acontecimentos marcados pela astronomia.


Com isto, programámos realizar a Noite Astronómica no dia do “I Fórum: Projectos com Futuro” (21 de Abril)43. No entanto, não nos foi possível realizar a mesma devido a condições meteorológicas. Todavia, pretendemos mesmo assim realizá-la no próximo dia 7 de Junho.


Com esta actividade ambicionamos despertar a curiosidade da comunidade e proporcionar momentos lúdicos, interessantes e, ao mesmo tempo, agradáveis, para além de poder amplificar os nossos conhecimentos nesta espantosa área.